UL e Southco: Controle de acesso reconhecido pela UL economiza tempo de teste dos fabricantes de armários
Introdução
A UL é reconhecida mundialmente por ajudar as empresas a demonstrar segurança, confirmar a conformidade, oferecer qualidade e desempenho e construir a excelência no local de trabalho por meio de serviços como: inspeção, serviços de consultoria, educação e treinamento, testes, auditoria e análise, certificação e verificação de conteúdo de marketing.
A UL lançou recentemente a FTTA2/FTTA8, uma nova Certificação de Reconhecimento para os EUA e o Canadá. Esta nova Certificação de Reconhecimento para acessórios de armários ajuda os fabricantes que pretendem utilizar acessórios de dobradiças e fechos com classificação do tipo em armários que cumprem os requisitos da norma UL 50E.
Southco, Inc., um dos principais fornecedores de acessórios para armários, colaborou recentemente com a UL para concluir os testes e a Certificação de Reconhecimento de uma carteira selecionada dos seus produtos de dobradiças e fechos de acordo com a norma FTTA2/FTTA8.
O desafio
A UL 50 e a UL 50E são duas normas UL para armários elétricos. A UL 50 aplica-se a armários para equipamento elétrico destinado a ser instalado e utilizado em locais não perigosos, de acordo com o Código Elétrico Canadiano, Parte I, CSA C22.1, as disposições do Código Elétrico Nacional, NFPA 70 e as disposições das Instalações Elétricas do México. A UL 50 é uma norma trinacional harmonizada com a CSA C22.2 No. 94.1-07 e a NMX-J-235/1-ANCE-2007. A UL 50E abrange requisitos adicionais de construção e desempenho ambiental para estes tipos de armários.
Se os produtos componentes não estiverem em conformidade com a norma UL 50 e/ou UL 50E, todo o armário tem de ser novamente montado e testado, o que pode levar a um ciclo contínuo de custos e tempo de teste. Para ilustrar o impacto cumulativo deste ciclo, pode aumentar em 50 dias ou mais o prazo para a conclusão de um ensaio de corrosão FTTA2/FTTA8 - uma grande transtorno para os planos de desenvolvimento de um fabricante.
Os testes podem variar em complexidade e os fabricantes podem não ter o equipamento necessário para efetuar testes em determinados ambientes, ou podem não ter mão de obra para realizá-los. Em última análise, este tipo de ensaio pode esgotar os recursos do fabricante de armários e prolongar o tempo de lançamento do seu produto final no mercado.
A implementação
A Southco submeteu classes de produtos selecionados à UL para testes e investigação no contexto do FTTA2/FTTA8, para avaliar a resistência desses componentes à corrosão e à degradação do desempenho devido às condições ambientais e ao uso ao longo do tempo. Estas classes de produtos incluem as séries de fechos lingueta E5 e de fechos de compressão E3 VISE ACTION®, as séries de fechos de tração TL e V7, as dobradiças de posicionamento de torque constante ST e o sistema de fechos de compressão multiponto M3, abrangendo mais de 100 mil configurações de produtos com base em acabamentos, materiais e preparações de painéis.
De acordo com o representante da UL, John Kovacik, Engenheiro Principal, uma empresa como a Southco, que está a procurar a Certificação de Reconhecimento para os seus produtos, terá de apresentar uma gama de produtos da família de produtos a serem avaliados. “Selecionamos determinadas amostras dos produtos apresentados pela Southco ou por qualquer fabricante interessado em obter esta cobertura”, afirmou. “Selecionamos amostras que sejam representativas de uma família. Por exemplo, se fossem apresentados diferentes tipos de fechos e houvesse muitos que a Southco quisesse ver contemplados, selecionaríamos amostras que, se testadas e consideradas aceitáveis, lhes dariam cobertura para toda a linha de fechos.”
Compreender o FTTA2/FTTA8
Para entender o FTTA2/FTTA8, é necessário compreender como a UL avalia e certifica os componentes de acordo com as normas UL. Um produto completo é, em última análise, um conjunto de componentes, muitas vezes considerados como blocos de construção. Os componentes podem ser Listados ou Reconhecidos pela UL. O método mais simples de cumprir as normas, no nível dos componentes, é começar com componentes certificados.
Com o serviço de reconhecimento de componentes da UL, a UL determina que um fabricante demonstrou a capacidade de produzir um componente para uso em um produto final que atende aos requisitos da UL. Esse tipo de investigação leva em conta o desempenho e as caraterísticas de construção do produto final e como o componente será usado nesse produto.
A nova Certificação de Reconhecimento FTTA2/FTTA8 abrange uma ampla gama de acessórios para armários, incluindo:
Puxadores de 3 pontos
- Dobradiças de embutir e ocultas
- Fechos de tração e de compressão
- Parafusos imperdiveis
- Fechos de um quarto de volta
- Maçanetas giratórias
A UL realizou três testes de exposição ambiental altamente rigorosos para avaliar as amostras selecionadas das dobradiças, fechos e outros produtos apresentados.
- Teste de ar úmido de 50 dias/1200 horas de dióxido de carbono (CO2)/dióxido de enxofre (SO2)
O teste simula uma exposição a longo prazo ao ambiente para um determinado material, o que corresponde à simulação de um ciclo de vida de 20 a 30 anos do produto. Uma vez terminada a exposição
Após a conclusão da exposição, as amostras são avaliadas através da realização de uma inspeção visual para identificar determinados níveis de corrosão e corrosão por pontos. Também é efetuada uma análise de bolhas e de fluência.
- Teste de projeção salina de 25 dias/600 horas
O teste compara a amostra de teste com a chapa de aço galvanizado G90. É necessário passar nos testes de 600 e 1200 horas para obter uma classificação de tipo UL 50E adequada para aplicações no exterior.
- Teste de 200 horas de névoa salina
A amostra de teste é comparada com o aço inoxidável padrão da série 304 para avaliar se não ocorreram fissuras, rachaduras, bolhas ou descamação durante a exposição. A aprovação nos três testes confere um grau extra de resistência à corrosão, designado por um “X” na classificação de tipo (por exemplo, 3RX, 4X).
A UL também realizou testes em juntas de flange e O-rings, que são componentes críticos que contribuem para as caraterísticas de vedação de fechos e fixadores. Naturalmente, o inchaço, encolhimento ou perda de elasticidade da junta pode ser um problema. Para excluir esta possibilidade, são efetuados testes de imersão em óleo à temperatura ambiente, bem como testes de resistência à tração e alongamento antes e depois do envelhecimento em estufa, para avaliar os materiais das juntas e a sua capacidade de proporcionar um fecho seguro durante um longo período de utilização e exposição a condições ambientais.
Os resultados
Os acessórios para armários que passem nestes testes e recebam a Certificação de Reconhecimento FTTA2/FTTA8 podem ser utilizados por fabricantes que criem ou utilizem armários com classificação de tipo em conformidade com as normas UL 50 e UL 50E, o que simplifica o processo de lançamento no mercado de armários com classificação do tipo.
Por exemplo: Os armários com classificação de tipo 4X são certificados para utilização no exterior, proporcionando um grau de proteção estabelecido contra a lavagem com mangueiras, salpicos de água, poeiras provocadas pelo vento, chuva, neve e granizo, e são construídos com materiais e componentes que não são danificados pela formação de gelo no armário.
Portanto, se todas as outras condições do Tipo 4X forem atendidas - construir o armário com materiais isentos de testes de corrosão, como o aço inoxidável 304 ou 316, usar juntas pré-qualificadas aprovadas pela UL para revestir o armário e escolher acessórios com o novo reconhecimento FTTA2/FTTA8, como a série defechos de compressão E3 da Southco - tudo o que os fabricantes de armários precisarão fazer é realizar um teste de lavagem para documentar que seu armário pode ser classificado como Tipo 4X pela UL.
Ao pré-qualificar o armário para aplicações no exterior, estima-se que o fabricante poupará pelo menos 50 dias de tempo de ensaio, bem como o custo das amostras de ensaio.
A conclusão
A utilização de componentes que já estão em conformidade com a norma FTTA2/FTTA8 proporciona uma maior tranquilidade ao cliente final do fabricante, na medida em que a funcionalidade desse armário não será afetada quando utilizado pelos operadores de campo.
Trabalhar com um fornecedor de acessórios que compreenda os requisitos de conformidade e tenha experiência comprovada na satisfação das principais necessidades funcionais da aplicação pode ajudar a garantir que o projeto é bem sucedido; por exemplo, os fornecedores podem ajudar os fabricantes a evitar futuros testes e problemas de conceção.
É importante notar que a seleção de acessórios com reconhecimento FTTA2/FTTA8 não significa que o fabricante do armário possa ignorar os ensaios finais de um armário completo. Significa simplesmente que os acessórios em si não requerem ensaios adicionais. O fabricante ainda deve trabalhar com a UL para concluir os testes necessários do invólucro como um todo, de acordo com a UL 50/50E.
“A UL trabalha com os fabricantes desde o início para ajudá-los a enfrentar os desafios e alcançar a conformidade”, disse John Kovacik, Engenheiro Principal da UL. “Não só somos excelentes em pesquisa e ciência, como também entendemos as necessidades de mercado dos nossos clientes. Portanto, temos habilidades únicas para ajudá-los com testes, certificação, análise dos resultados e explicar, se necessário, por que há uma falha, a fim de ajudá-los a revisar e testar novamente.”
A seleção de produtos reconhecidos pela UL da Southco pode, em última análise, poupar custos significativos de conceção, teste e certificação, permitindo um acesso mais rápido ao mercado para novas concepções de armários que satisfaçam os requisitos do utilizador final para aplicações com classificação do tipo.